Entrevista: Leonardo Modesto, vencedor do concurso Chef Paulo Martins 2015


Belém / 2016-04-19

Nascido na comunidade Itajuba, no município de Curuçá, no nordeste paraense, Leonardo Modesto sempre quis ter uma formação profissional em Gastronomia. Em 2005, mudou-se para Belém e passou a trabalhar em restaurantes. Formou-se como cozinheiro profissional pelo Senac e hoje estuda Gastronomia na Universidade da Amazônia (Unama). Aos 29 anos, ele fala um pouco mais de como vencer o concurso gastronômico Chef Paulo Martins em 2015 abriu portas na sua vida.

O que levou você a participar do concurso Chef Paulo Martins?
Eu estava parado na cozinha há mais de dois anos e meio. Daí fui tirar férias de uma cozinheira e um restaurante que ia participar do “Chefs na Praça – Comida de criança” e acabei tendo o desafio de ajudar o restaurante a elaborar o prato que foi comercializado. Aproveitei o prato, que foi um espetinho marajoara ao pesto de castanha-do-Pará e flor de jambu acompanhado de farofa de farinha d’água com folha de cipó d’alho e inscrevi no concurso. Tive a honra de ser selecionado como um dos finalistas.

O que a experiência proporcionou a você?
Eu acho a proposta do festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense bem legal e acabo me encontrando muito nisso. O concurso abriu muitas portas para mim, principalmente para mostrar os diversos tipos de ingredientes que temos aqui e mesmo porque é a forma como eu trabalho hoje e como quero trabalhar sempre: a questão da culinária paraense de outra forma, respeitando nossa cultura, mas dando uma repaginada. E a partir dele, pude dar prosseguimento a projetos pessoais e inclusive formei uma parceria com a vice-campeã do concurso, a chef Maria Adrina e formamos o Mimoihari, de cozinha de raiz.

Quanto a premiação, a inscrição para o Congresso Mesa Tendência 2015 em São Paulo com hospedagem e passagens pagas. Foi uma boa experiência?
Foi excepcional. Para quem nunca tinha viajado antes, no meu caso, participar de um evento tão grandioso como o Mesa Tendência é incrível. Foi bom tanto pela experiência quanto para o meu currículo. Aproveitei o máximo que eu pude, assisti tudo que eu podia. Eu queria conhecer mesmo a gastronomia, pra conhecer mais esse lado glamoroso. Eu só conhecia a parte pesada, da cozinha mesmo, de apoio. Não imaginava que tinha todo esse glamour que, no final das contas, todos podemos usufruir. Hoje posso dizer que conheço os dois lados.

Esse ano você participa do festival novamente como chef convidado. Como você se sente em relação a isso?
Pois é, esse ano participo da Feira dos Produtores com os produtos do meu projeto Sítio Mearim, onde comercializo produtos de Itajuba, comunidade de onde vim. E também participo do “Chefs na Praça – Comida de Criança”, desta vez com uma criação minha mesmo. Lembro que no ano passado eu estava muito feliz só de participar do concurso, de estar perto daquelas pessoas que quando eu olhava o currículo na internet via que tinham peso e muita experiência, chefs renomados. No ano passado eu era mais anônimo, e agora sinto que tenho minha identidade, tenho personalidade.

Qual dica você deixa para quem tem interesse em participar do concurso Paulo Martins em 2016?
Participe. Nós estamos com a faca e o queijo nas mãos. Regionalizando, estamos com o tucupi e o jambu. Não precisa só colocar ali e apresentar um caldo, não, dá pra fazer muita coisa. Seja criativo, faça testes, valorize a cultura que temos aqui. É preciso enxergar as inúmeras possibilidades que nossos ingredientes oferecem, sempre procurando fazer algo inovador. Eu vejo o concurso como uma oportunidade única para quem almeja um espaço na gastronomia paraense. Então mostre suas qualidades, seu tempero, mostre o que você pode fazer porque essa é uma oportunidade nossa.


Serviço
Concurso gastronômico “Chef Paulo Martins”
Local: Belém - PA
Inscrições: 25/04 a 13/05/16.
Informações: Aqui
Palavras-chave: Entrevista Concurso Gastronômico Paulo Martins Leonardo Modesto
NOTÍCIAS
 



Abril

Entrevista: Leonardo Modesto, vencedor do concurso Chef Paulo Martins 2015


Palavras-Chave

Entrevista (1)
Concurso Gastronômico (1)
Paulo Martins (1)
Leonardo Modesto (1)