Notícias :: Vop 2015

Programação 2015

31 de março de 2015



O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, maior festival gastronômico do Norte do Brasil, traz chefs de diferentes nacionalidades para Belém e programação inspirada em uma das principais regiões do estado, a Ilha de Marajó. Localizada a três horas de barco de Belém, é a maior ilha fluviomarinha do mundo, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Ponto turístico no Brasil, a Ilha de Marajó é conhecida por seus igarapés e pelos rebanhos de búfalos.

A movimentação para o evento começa dia 1º de maio com o Circuito Gastronômico, que envolverá os restaurantes locais, que apresentam durante todo mês pratos especiais para a temporada. No dia 23 a Feira de Produtores se instala no Shopping Boulevard, onde também ocorrão aulas e palestras. E na praça Batista Campos se inicia o Chefs na Praça para Crianças, novidade desta edição.

A abertura oficial do VOP é marcada por um jantar especial no dia 27. A partir daí, uma sequencia de atividades consolidam o festival, como visita aos produtores locais, fóruns, encontros e palestras sobre a gastronomia paraense explorando os ingredientes, a cultura e natureza da Ilha do Marajó. Encerrando a programação, o tradicional Jantar das Boeiras, cozinheiras do mercado que dá nome ao evento, que atuarão junto com os chefs convidados.
Alguns nomes internacionais já confirmaram presença: de Portugal vem o chef Hugo Nascimento (Tasca da Esquina); Pedro Schiafano (Malabar), do Peru, e Mariana Sebes (Escola Mause Sebess), da Argentina. A estrela da gastronomia brasileira, Alex Atala, participará novamente ao lado de Ivan Achcar (Alma Cozinha, SP), Renata Cruz (Amici Buffet -SP), Flávio Miyamura (Miya – SP), Edinho Egel ( Amado – BA e Manacá – Camburi SP), Paulo Machado (Instituto Paulo Machado), e Neka Barreto (SP) entre outros chefs em negociação.

Com a missão de valorizar a região e os ingredientes da Amazônia, o festival movimenta a cidade de Belém. Criado em 2000, hoje é o maior e mais antigo evento gastronômico da Amazônia brasileira, realizado pelo Instituto Paulo Martins, órgão criado em homenagem ao falecido chef Paulo Martins que idealizou o projeto. Os ingressos para o VOP podem ser adquiridos pelo site a partir do dia 1º de maio.

/veropesodacozinha




© Copyright 2015 - Desenvolvido por: