Fique por dentro das novidades do festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense:



Manauara vence o concurso gastronômico Chef Paulo Martins



Elisângela do Valle, natural de Manaus, foi a grande vencedora do concurso gastronômico Chef Paulo Martins. Ela conquistou os jurados com o prato chamado "Nhoque de Tambaqui com Molho de Tacacá" e foi premiada com a inscrição para o Congresso Mesa Tendência 2014, a ser realizado em São Paulo, entre os dias 4 e 8 de novembro. O prêmio inclui passagem e hospedagem.

A manauara recebeu o prêmio das mãos da chef mirim, Carol Martins, neta do chef que dá nome ao concurso. O resultado foi divulgado no final da manhã deste domingo, 01/06, durante o projeto Chefs na Praça, na praça Batista Campos, em Belém.

"Com este prato, eu quis representar a união de Manaus com o Pará. Eu tenho um restaurante em Manaus e 70% de meus funcionários são paraenses, então, devo muito do sucesso de meu negócio ao povo do Pará", declarou a vencedora, que visita o Pará pela primeira vez. Ela explicou que seu prato foi feito com o filé do peixe trazido de Manaus, pão amanhecido e tucupi engrossado com farinha de mandioca. O prato foi servido em cuias aos jurados.

Danielle Tabosa, com o prato Tapioca com Açaí, que na verdade era um hot sushi de tapioca com moqueca com charque, ficou com o segundo lugar do concurso Gastronômico Chef Paulo Martins. E o terceiro lugar do concurso, Daniel Hortides, com o prato Canard de Tucupi, uma espécie de pato. Eles foram premiados, respectivamente, com um jogo de facas de cozinha profissionais e um jogo de panelas. Ambos Tramontina.

O concurso gastronômico é um dos eventos que formam o Festival Ver-o-peso da Cozinha Paraense, a seleção tem o objetivo de promover a criação de receitas com ingredientes regionais paraenses e revelar novos talentos da culinária paraense. Este ano, participaram da comissão julgadora o chef Juarez Campos, do Espírito Santo, a chef Mônica Rangel do Rio de Janeiro, a jornalista Bernadete Duarte, de Porto Alegre e o jornalista paraense Fernando Jares.