Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense. De 7 a 14 de abril

Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Ver-o-Peso da Cozinha Paraense - Ano 10

Compartilhe!

Governo do Estado do Pará

Concurso

Destinado a revelar novos talentos e a dividir conhecimento dentre os nomes já consolidados, a décima primeira edição do Ver-O-Peso da Cozinha Paraense traz o "Concurso Chef Paulo Martins". Os cinco nomes selecionados para a final deste ano – que será realizada no dia 14 de abril no Boulevard Shopping – são:

1. Karina Paschoal Papa
Sashimi de Pirarucu sobre Carpaccio de Pupunha ao molho Thai com Cupuaçu e Pérolas de tapioca e coco, recheadas com geléia de pimenta.

2. Marley Sales D'Oliveira
Pirarucu Ribeirinho

3. Niceise da Silva Ribeiro
Pupunha com café

4. Emanuele Catarine Nascimento Barbosa Ribeiro
Filhote com arroz negro ao tucupi e confit de tomate, pesto de alfavaca e chicória, espuma de pupunha e caviar de quiabo com pequi.

5. Roberto da Rocha Hundertmark Neto
Arraia defumada com lâminas de pupunha

Regulamento

Regulamento

CONCURSO GASTRONÔMICO CHEF PAULO MARTINS

REGULAMENTO

INSCRIÇÕES / CANDIDATOS

Ao efetuar sua inscrição para o Concurso Gastronômico Chef Paulo Martins, o candidato aceita todas as condições previstas neste regulamento:

1. Este Concurso visa promover a criação de receitas com ingredientes regionais paraenses e busca revelar novos talentos da culinária paraense. A inscrição está aberta e é permitida a qualquer pessoa maior de 18 anos, sendo terminantemente vetada a participação de parentes, de 1º e 2º graus das pessoas envolvidas na realização e organização do evento.

2. Ao se inscrever, o participante autoriza o Instituto Paulo Martins a utilizar sua imagem, foto, fala e receita inscrita no concurso sem quaisquer ônus para o Instituto, por período indeterminado, em qualquer mídia.

3. As inscrições para este concurso estão disponíveis, no período de 18 de março a 1º de abril de 2013, por meio do site www.veropesodacozinhaparaense.com.br e serão considerados inscritos os candidatos que enviarem a ficha de inscrição e a ficha técnica da receita devidamente preenchidas. Concluído o processo de inscrição, o candidato receberá da organização, em até 3 dias úteis, um email ou SMS de confirmação.

4. Serão classificados 05 (cinco) candidatos. A seleção será feita mediante a apresentação da receita, que será submetida a uma comissão composta de 05 (cinco) personalidades da gastronomia local e nacional. A divulgação dos nomes dos finalistas ocorrerá no dia 06 de abril de 2013, no site oficial do evento.

5. A final do concurso, onde os finalistas deverão executar as receitas inscritas para serem avaliadas pela comissão julgadora ocorrerá no dia 14 de abril de 2013, das 09h00 às 12h00, na Arena Show do Festival, no 4º Piso do Boulevard Shopping, em Belém‐PA.

6. O Ver‐o‐Peso da Cozinha Paraense 2013 não se responsabiliza pelo deslocamento, locomoção e estadia dos participantes do Concurso, até Belém e em Belém, ou por quaisquer outros custos efetivados por estes e relativos à participação no Concurso.

7. Os candidatos deverão se apresentar às 8h00, do dia 14 de abril de 2013, na Arena Show do Festival, no 4º Piso do Boulevard Shopping, em Belém.

8. O Presidente do Concurso, juntamente com a Comissão Organizadora do Concurso realizará, antes das provas, uma reunião com os candidatos para esclarecimento de dúvidas relativas às regras do Concurso.

UNIFORME E MATERIAIS

9. Traje exigido: Calça preta, sapatos pretos, avental e "toque" branca. A "toque" e o avental serão fornecidos pela organização e serão de uso obrigatório.

10. Serão colocados à disposição dos candidatos 05 estações de trabalho equipadas com:

  • Descrição
  • 01 fogão de 2 bocas
  • 01 forno
  • 01 mesa de trabalho
  • 01 pia com ponto de água
  • 01 ponto de tomada 110V

11. A organização do Concurso disponibilizará os equipamentos listados acima (para uso dos candidatos durante a realização da prova), sendo que ao término desta, será feita uma inspeção do local e um inventário de verificação do material componente da estação.

a) Pequenos materiais e utensílios específicos deverão ser providenciados e levados pelo candidato.

TEMA

12. A receita deverá conter no mínimo 1 (um) tipo de proteína, 3 (três) guarnições (sendo uma delas obrigatoriamente um carboidrato) e 1 (um) molho. É obrigatória a utilização de no mínimo 3 (três) ingredientes paraenses.

Entende‐se por guarnição: acompanhamento, decoração comestível ou recheio.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

13. Na interpretação da receita, o candidato deverá utilizar a metodologia da cozinha BRASILEIRA e produtos PARAENSES.

14. A ordem de apresentação de cada candidato será feita por sorteio no dia da apresentação. O primeiro candidato apresentará seu prato às 11h00 (2 horas após o início da prova). O intervalo entre as apresentações de cada candidato será de 15 minutos.

15. Os trabalhos serão submetidos à apreciação e degustação dos membros do júri.

16. Deverão ser preparadas, por cada candidato, o total de 06 (seis) porções completas da receita, das quais 05 (cinco) serão servidas para os jurados e 01 (uma) para a foto.

17. Todos os produtos e ingredientes da receita deverão ser providenciados e levados pelo candidato.

18. Os candidatos poderão apresentar seus trabalhos em louça, panelas ou travessas artesanais.

19. Os produtos para a montagem e decoração podem ser utilizados livremente, sendo todos comestíveis, sem utilização de corante químico.

20. Os trabalhos serão servidos em pratos de 30 cm de louça branca, que serão fornecidos pela organização ou na própria louça trazida pelo candidato, para degustação dos jurados.

JÚRI

21. O júri será composto por 05 (cinco) personalidades da gastronomia local e nacional, sendo 01 (um) presidente de mesa e 04 (quatro) jurados (representante de escola de gastronomia, chef de cozinha, jornalista e representante de empresa patrocinadora).

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

22. Os jurados deverão atribuir notas de 0,5 a 5,0 para as receitas, englobando as fichas de avaliação técnica e de degustação. A somatória dos resultados das fichas dará o resultadofinal.

APURAÇÃO DAS NOTAS DE AVALIAÇÃO

23. Os cálculos das notas recebidas e a indicação da classificação serão efetuados pela secretaria do evento. É de responsabilidade da organização do evento examinar o comprovante de vínculo empregatício apresentado pelo candidato, indicar os jurados, inspecionar o local de trabalho e inventário do material ao final do concurso.

24. O resultado do concurso e entrega da premiação dar‐se‐á no dia 14 de abril de 2013 às 20h00, no mesmo local da realização do concurso (Arena Show do Festival, no 4º Piso do Boulevard Shopping, em Belém).

PREMIAÇÃO

25. Os 03 (três) primeiros colocados no concurso, a critério da Comissão Julgadora, receberão como prêmio:

  • 1º Lugar: Certificado e Passagem no trecho SP/BEL/SP, hospedagem em hotel 3 estrelas, e ingresso para participação do evento Mesa Tendência SP, no período de 04 a 08 de novembro de 2013.
  • 2º Lugar: Certificado e uma Cafeteira Expresso
  • 3º Lugar: Certificado e um Processador de Alimentos
Imprimir Regulamento

Conheça Belém

Conheça Belém

Programação

MARÇO/ABRIL
15/03/13 a 14/04/13 - Circuito gastronômico
01/04/13 a 14/04/13 - Exposição Sensorial

ABRIL
07/04/13 - Abertura oficial. Chefs na Praça
10/04/13 - Fórum "Turismo Gastronômico"
12/04/13 - Oficinas
13/04/13 - Oficinas e Fórum Gastronômico
14/04/13 - Oficinas, Final Concurso "Chef Paulo Martins", Jantar das Boieiras. Grande encerramento do VOP 2013.

Clique aqui e leia a programação completa.

 

Desenvolvido por

Door Comunicação Ilimitada