Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense. De 7 a 14 de abril

Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Ver-o-Peso da Cozinha Paraense - Ano 10

Compartilhe!

Governo do Estado do Pará

Novidades
Publicado em 11/09/2013 09h11

De Barcarena para o Brasil

 Conheça a história dos donos de uma das mais famosas bancas de tacacá de Belém.



Em 1958, o casal Clarisvaldo Valente e Marina da Silva vivia em uma casa humilde de madeira na Vila de Itupanema, em Barcarena, município próximo a Belém. Ele trabalhava na lavoura, enquanto ela dedicava a maior parte do tempo aos afazeres de casa. Quase dez anos depois, a vontade de melhorar de vida fez com que eles se mudassem para Belém.

Como tinham parentes na cidade, a adaptação à rotina urbana foi tranquila. O que até então não sabiam era que a habilidade de fazer tacacá - que haviam aprendido naturalmente com os próprios pais - iria fazê-los ganhar prestígio e... renda!

Até que, em 1985, resolveram aproveitar o movimento de pessoas durante um show na cidade e montaram uma pequena banca de tacacá. A ideia deu certo. Foi aí que perceberam o talento que tinham para o negócio.  A repercussão entre os clientes foi tanta que Clarisvaldo e Marina passaram a trabalhar exclusivamente nisso.

O reconhecimento nacional foi impulsionado pela matéria produzida pela apresentadora Ana Maria Braga em visita a Belém, no ano de 2001. “Naquela época a gente já vendia bastante, mas melhorou muito com a visibilidade proporcionada pela Ana Maria Braga. Teve uma enquete que elegeu o melhor tacacá da cidade e nós ficamos em primeiro lugar junto com outro vendedor. Aí nos convidaram para participar do programa ‘Mais Você”, conta Clarisvaldo. “Nós ficamos muito felizes naquele dia. Foi uma festa”, lembra Marina.

Hoje eles olham para trás com orgulho e fazem questão de lembrar que tudo o que conseguiram foi graças aos talentos gastronômicos cultivados desde Barcarena. “A nossa condição financeira melhorou bastante. Nós fizemos nossa casa e criamos nossos sete filhos com o dinheiro da venda de tacacá”, ressalta Clarisvaldo.

O local onde eles vendem atualmente é o mesmo onde começaram, na esquina da Rua João Balbi com a Av. Visconde de Souza Franco e funciona diariamente a partir das 17h30.
 

Conheça Belém

Conheça Belém

Programação

MARÇO/ABRIL
15/03/13 a 14/04/13 - Circuito gastronômico
01/04/13 a 14/04/13 - Exposição Sensorial

ABRIL
07/04/13 - Abertura oficial. Chefs na Praça
10/04/13 - Fórum "Turismo Gastronômico"
12/04/13 - Oficinas
13/04/13 - Oficinas e Fórum Gastronômico
14/04/13 - Oficinas, Final Concurso "Chef Paulo Martins", Jantar das Boieiras. Grande encerramento do VOP 2013.

Clique aqui e leia a programação completa.

 

Desenvolvido por

Door Comunicação Ilimitada